LAURA AZAMBUJA
1ª assistente de direção + montagem + produção + color grading + direção
AGENDA ABERTA PARA 2026
sobre mim









Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNISUL em 2023 e Mestre (Stricto Sensu) em Ciências da Linguagem pela mesma instituição no segundo semestre de 2025. Com comprovada experiência em Coordenação de Comunicação Social e Produção de Base estando à frente da Coordenação do Festival de Cinema Universitário (CINEMOU), lidando com a curadoria e a execução de eventos culturais de pequeno e médio porte de 2019 a 2025.
Como diretora, produtora e montadora cinematográfica, atuou em múltiplos projetos que abrangem desde curtas-metragens, videoclipes e programas televisivos. A atuação mais recente inclui os filmes O Abutre (2024), Vernissage (2023), Sicômoro (2023) e Serialmente Louca (por você) (2022), projetos que conquistaram prêmios e reconhecimento no cenário nacional e internacional.
Paralelamente, atuou como monitora e ministrou na disciplina de Processos de Produção Audiovisual para o curso de Produção Audiovisual na UNISUL e apresentou trabalhos acadêmicos relevantes em simpósios nacionais e internacionais, abordando temas como (Re)Apresentações de Corpos em Resistência e a Cultura do Estupro em produções audiovisuais. A formação adicional em Produção Cultural pelo Itaú Cultural e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; projetos de qualificação com profissionais renomados, como Cavi Borges, fornecendo-lhe uma visão abrangente sobre economia da cultura e políticas culturais tanto no Brasil quanto na América Latina.
Academicamente, aproxima a teoria fílmica da Análise do Discurso, com interesse especial nas materialidades do olhar feminino e na presença da corpa-diretora no cinema contemporâneo. Seu trabalho busca tensionar os limites entre o sensível e o técnico, entre o gesto de montar e o gesto de olhar, entendendo o cinema como espaço de afeto, criação e resistência.


